Maestro Capitão João Cerqueira


Nasceu em 1967, na Cova da Piedade e iniciou os seus estudos musicais com a idade de 9 anos, com o Maestro Victor Bonjour.
Em Setembro de 1985 ingressou no Exército Português como Clarinetista na Banda Sinfónica, onde para além de desempenhar funções de 1º Clarinete, fez parte dos Corpos Docentes dos diversos Cursos de Música ministrados nesta instituição militar, incluindo os cursos integrados na Cooperação Técnico Militar com os Países de Língua Oficial Portuguesa.
A par da sua carreira de músico militar, estudou no Conservatório Regional de Setúbal, onde cursou as Classes de Clarinete, Formação Musical, História da Música e Técnica de Conjunto. Ainda como Clarinetista participou em vários cursos de aperfeiçoamento e Masterclass.
Na área de Direcção de Orquestra foi aluno do Maestro António Saiote, com o qual teve oportunidade de trabalhar na Orquestra de Sopros dos Templários. Ainda nesta área foi aluno os consagrados Maestros: Richard Zilman, Arturo Ragiles e Félix Hauswirth.
Tem dividido a sua actividade entre a Direcção, o ensino e a composição. Nesta área, a composição, foi aluno de Composição do professor e compositor Luís Raimundo, aprofundou o estudo de Análise Musical com a professora Helena Vasquez e Instrumentação/Orquestração com o Maestro Idílio Fernandes.
Como compositor e arranjador é autor de diversas obras, sendo que a partir de 2011 terá vários dos seus trabalhos publicados pela conhecida editora Holandesa Molenaar.
Frequentou ainda diversos colóquios, seminários e cursos no domínio da Musicologia, História da Música e Etnomusicologia.
Após terminar em 2001 a Licenciatura em Direcção Musical na vertente de Direcção de Orquestra de Sopros, foi promovido ao posto de Alferes Chefe de Banda de Música e tem mantido uma actividade regular com Bandas Filarmónicas, Orquestras de Sopro e outros Ensembles angariando uma larga experiência com diversos tipos de formações musicais.
Foi membro do Júri dos Concursos para Jovens Músicos promovido pela Secretaria Regional da Educação na Região Autónoma da Madeira (2003 e 2004).
Em 2004 e 2005 dirigiu a Orquestra de Sopros do GCEA/Região Autónoma da Madeira com a qual em conjunto com a Banda Militar da ZMM dirigiu dois Concertos que foram transmitidos pela RTP Madeira e RTP Internacional.
Exerceu as funções de Chefe da Banda Militar da Madeira (2001 – 2005) e de Chefe Adjunto na Banda Sinfónica do Exército (2006).
Em 2006 concluiu o Curso de Promoção a Capitão Chefe de Banda de Música, o seu actual posto, e em 2012 concluiu o Curso de Promoção a Oficial Superior no Instituto de Estudos Superiores Militares.
Em 2008 frequentou o Curso de Pós-Graduação em Direcção de Orquestra de Sopros no Instituto Superior de Estudos Interculturais e Trandisciplinares/Almada.
Desde Julho de 2010 exerce as funções de Maestro da Sociedade Antiga Filarmónica Montemorense “Carlista” e desde Janeiro de 2014 da Associação Musical da Atalaia.
Em 2011 dirigiu como Maestro convidado o Ensemble Palhetas Duplas.
Tem sido convidado frequentemente para Presidente de Júri de Teses de Mestrado em Direcção de Orquestra de Sopros do Instituto Piaget e integra a Comissão de Honra do 1º Concurso Internacional de Clarinete de Lisboa.
É membro da International Military Music Society – IMMS.
Em Fevereiro de 2010 foi condecorado pela Presidente da Republica do Chile, “por relevantes serviços artísticos prestados” com o Grau de Cavaleiro da Ordem Bernardo O’Higgins e em Maio de 2014 com a Medalha D. Nuno Álvares Pereira, pelo Exmo Comandante-Geral da Guarda Nacional Republicana.
Após ter sido convidado, em 2007, para assumir as funções de Chefe-adjunto, em Outubro de 2008 foi nomeado Maestro e Chefe da Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana.

powered by:BandaGest