Álvaro Pinto

Nasceu no Porto em 1975.
Em 1990 ingressou no Conservatório de Música do Porto na classe do Prof. Fernando Baptista com quem concluiu o 8.º grau.
Em 1997 ingressou na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE) do Porto onde frequenta a classe do Prof. Emidio Coutinho no 1º e 2º Anos; Terminou a Licenciatura em 2003 na classe do Prof. Jon Etterbeek e Severo Martinez (prof. assistente).
Concluiu a Profissionalização em Serviço pela Universidade de Aveiro em 2009.
Pertenceu como elemento contratado à Banda Tipo A da Região Militar do Norte (Exército) de outubro de 1994 a dezembro de 2000.
Já trabalhou com a Orquestra Nacional do Porto, Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra Sinfonieta, Filarmonia das Beiras, Orquestra do Norte, Sinfónica das Escolas de Música (1993), Orquestra de Câmara Musicare, Orquestra de Câmara de Braga, Orquestra de Câmara de Pedroso, Orquestra do Centro (Coimbra), Orquestra Sinfónica da Povoa do Varzim, Grupo Música Nova e Grupo de Metais do Porto.
Participou em Masterclasses com os Trombonistas: Joseph Alessi, Benny Sluchin, Idalecio Manrique, Emidio Coutinho, Esmael Santos, Jonathan Pippen, Simon Cowen, Carlos Reinaldo Guerreiro, Ricardo Casero; no Workshop de Big Band dirigido por Cecil Bridgwater.
Frequentou Cursos de Direção de Orquestra de Sopros com os Maestros Alberto Roque e Délio Gonçalves. Frequentou o Curso de Direção de Banda na Academia Portuguesa de Banda com o maestro Paulo Martins.
Orientou os IX, X e XI Cursos Regionais de Aperfeiçoamento, Trombone, INATEL-Delegação de Leiria, orientou Masterclasses de Trombone no Conservatório Regional de Música de Vila Real, Academia de Música de Vilar do Paraíso, Conservatório de Música do Porto, Conservatório de Música e Artes do Dão, foi orientador do naipe de metais no Estágio D’Ouro 2014, orientador do naipe de trombones no Estágio Nacional de Banda Sinfónica - S. Cipriano Resende 2016 e no I Estágio de Orquestra de Sopros e Percussão – Estágio Açor – Arganil 2019. Orientador do naipe de metais dos III, IV e V Estágios de Orquestra Sinfónica Associação de Estudantes do Conservatório de Música de Coimbra e no XVIII Estágio da OJ.COM em 2019.
Foi membro do júri nos 1º e 2º Concursos Internacional de Trombone – Castelo de Paiva, na 13ª edição do Concurso Internacional de Instrumentos de Sopro "Terras de La Salette" - Oliveira de Azeméis e no XIII Concurso Internacional de Música Paços‘ Premium – 2019.
Com a Orquestra Jazz de Matosinhos já tocou com solistas nacionais e internacionais, nomeadamente, Conrad Herwig, Bob Berg, Ingrid Jensen, Mark Turner, Steve Swalow, Rich Perry, Chris Cheek, Lee Konitz, Ohad Talmor, Jason Moran, John Riley, Nick Marchione, Joshua Redman, Jacob Sacks, Andy Shepard, Maria Schneider, Maria Rita, Jim Mcneely, Dee Dee Bridgewater, Perico Sambeat, Mário Laginha, André Fernandes, Kurt Rosenwinkel, Maria João, Carla Bley, João Paulo Esteves da Silva, Mayra Andrade, Darcy James Argue, Frank Vaganée, Steve Berstein, Pierre Bertrand, Guillermo Klein, Florian Ross, Julian Argüelles, Manuela Azevedo, Carlos Bica, Fred Hersch, Manuel Cruz, Marta Ren, entre outros.
Desempenhou de 2001 a 2006 o cargo de Director Pedagógico no Conservatório de Música de Águeda.
Desempenhou o cargo de Maestro Adjunto da Banda de Música da Associação Recreativa e Musical “Amigos da Branca” (ARMAB) de setembro de 2005 a setembro de 2009. Nesta mesma Associação foi, durante dez anos, Coordenador Educativo da sua Escola de Música.
Desempenhou o cargo de Maestro da Banda da Associação Filarmónica de Arganil – Coimbra de setembro de 2009 a setembro de 2013, da Banda de Música de Loureiro – Oliveira de Azeméis de outubro de 2013 a dezembro de 2018 e da Associação Cultural e Musical de Baltar – Paredes, de maio de 2021 a abril de 2022. É Maestro da Banda de Arcos de Valdevez, desde outubro de 2022.
Com a Banda de Música de Loureiro obteve 1º prémio, 2º lugar, segunda secção no 3ª CIB Filarmonia D’Ouro (2016) e o 6º lugar no V Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga (2018).
Em contexto de trabalho com a Academia Portuguesa de Banda já se apresentou em concerto dirigindo a Banda Militar do Porto, Orquestra de Sopros da Escola Profissional da Serra da Estrela, Associação Cultural Recreativa Banda Nova Fermentelos, Banda Sinfónica da Academia Portuguesa de Banda e Banda Marcial do Vale.
Atualmente leciona a classe de trombone na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra e na Art´J - Escola Profissional de Artes Performativas da Jobra
É elemento efectivo da Orquestra Jazz de Matosinhos.