Atividade da Banda de Arcos de Valdevez
Visite a galeria de fotos

A Banda de Arcos de Valdevez, a convite da organização responsável pelas obras de requalificação da Igreja de Idães (Felgueiras), deu um Concerto no dia 21 de julho que foi muito apreciado pelos presentes e que pecou apenas por ter coincidido com a hora de jantar, o que fez com que muita gente não assistisse devido a esse facto. Findo o Concerto a organização presenteou a Banda com um belo repasto e mostrou satisfação pela excelência do trabalho apresentado.
No dia 28 de Julho a Banda marcou presença em Távora (Santa Maria) nas Festas em Honra da Sra. da Piedade onde deu dois Concertos (manhã e tarde) e onde fez o acompanhamento da Majestosa Procissão, este ano um pouco mais curta devido à ameaça de chuva. Era voz corrente entre os que assistiram ao trabalho apresentado pela Banda, o reconhecimento do elevado nível artístico apresentado, chegando até a interrogarem a razão de a única Banda do concelho, não estar antes presente no dia anterior (sábado) onde teria o "despique" com outra Banda.
No dia 3 de agosto a Banda esteve em Laúndos (Póvoa de Varzim) nas Festas da Sra. Da Saúde onde atuou em alternância com a Banda de Famalicão. Esta festa famosa por contar sempre com as melhores Bandas, tem habitualmente entre o público que é muito apreciador mas também muito exigente, muita gente ligada ao meio (maestros, músicos e diretores de outras bandas). Findo o concerto, foi notório que o público tinha saído de lá plenamente satisfeito com o que tinha acabado de assistir.
No dia 4 de Agosto a Banda rumou à simpática freguesia de Tangil onde, como de costume, foi extremamente bem recebida, tanto pela Comissão de Festas como pela população que afluiu à Festa em honra da Senhora da Vista. A Banda de Arcos de Valdevez atuou nesta festa em alternância com a Banda local, a Banda de Música da Casa do Povo de Tangil.
A 11 de Agosto a Banda de Arcos de Valdevez esteve em sua casa: Festas em Honra da Sra. Da Lapa em Arcos de Valdevez. Com coretos com o tamanho adequado para receber dignamente as Bandas (atualmente contam quase sempre com mais de 60 elementos) e muito bem situados estratégicamente, foi louvável a atitude da Comissão de Festas em ordenar o fecho do transito no local enquanto as Bandas atuavam. A Banda de Arcos de Valdevez foi anfitriã da prestigiada Banda de Música da Trofa com a qual atuou em alternância. Apesar do calor tórrido que se fez sentir e que obrigou os intervenientes (músicos e maestros) a um desgaste muito grande, foi proporcionado a quem assistiu, momentos musicais de um nível que só está de facto ao alcance dos melhores.
Ao final da tarde as Bandas integraram a a Majestosa Procissão que foi acompanhada por centenas de pessoas e presenciada por alguns milhares que ladeavam as ruas. De referir que a Banda de Arcos de Valdevez reencontrará a Banda da Trofa já no próximo dia 17 de Agosto nas Festas da Trofa.
Como se pode verificar na agenda a Banda vai ter uma semana de muito trabalho:
13 de Agosto - Rio Caldo - S.Bento da Porta Aberta
14 de Agosto - Festas de Esposende