Banda União Musical Pessegueirense

A Banda União Musical Pessegueirense é composta por 65 elementos de ambos os sexos, sendo a média etária compreendia entre os 28 e 30 anos, resultado da aposta feita na formação de jovens na sua Escola de Musica. A direção artística está atualmente a cargo do Maestro Carlos Marques.

Fundada a 16 de Julho de 1866 com o nome de Filarmónica Flor do Vouga, é uma das mais antigas do distrito de Aveiro e a mais antiga do concelho de Sever do Vouga.

Por volta de 1930, passa a adotar o nome de Banda União Musical Pessegueirense, não sem antes, em data desconhecida se ter designado Filarmónica Pessegueirense. Em 1960, devido a dificuldades financeiras, a Banda foi subsidiada durante um longo período pelas Indústrias Vouga, adotando o nome de Banda União Musical Industrias Vouga até 1983, ano em que a mesma passa a ser dirigida por uma direção.

Em 1984 é classificada como Instituição de Utilidade Pública em portaria publicada em Diário da Republica. Em 2005 recebeu a medalha de Ouro na categoria de Cultura.

Desde a sua fundação, a direção musical esteve entregue a vários regentes quer da freguesia quer fora da mesma: António Sapata, António Rodrigues da Silva, António Francisco Tavares, António Joaquim Henriques Correia, Virgílio Correia (Maestro e professor durante 54 anos ininterruptos), Amílcar Cunha, Jacinto Maria, Serafim Aguiar (Maestro durante 17 anos ininterruptos), Cláudio Ferreira e Carlos Marques.

Tem no seu historial discográfico, uma cassete com algumas peças do seu reportório, gravada em 1989; um CD em 2001 e, mais recentemente, em 2016, o novo CD dos 150 anos.

Em 2016 a Banda Pessegueirense comemorou 150 anos “ Sempre em atividade”

Próximos eventos

Agenda em PDF

Evento Local Inicio Fim OBS

powered by:BandaGest