Óscar Emanuel Fernandes de Vilhena Gonçalves

Nasceu em Braga em 1976.

EXPERIÊNCIA COMO MÚSICO:

Iniciou os seus estudos musicais aos oito anos de idade, com o avô, que fora músico militar e maestro de bandas civis. Em 1985, ingressa no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian em Braga, para o 5º ano de escolaridade, onde iniciou o Curso de Clarinete, na classe do Professor Filipe Lopes da Silva. Em 1986 concorreu para o concurso “Prémio Jovens Músicos”, obtendo uma menção honrosa.

No 6º grau do Curso de Clarinete, concorreu para as Orquestras Particulares e para a Orquestra Portuguesa da Juventude, na qual ficou seleccionado para 2º clarinete. Nesse mesmo ano fez vários recitais e concertos a solo, destacando-se o no Conservatório de Saint Dinis, em Paris. Fez também vários recitais com um grupo de música de câmara do Conservatório Calouste Gulbenkian.

No 7º grau do Curso de Clarinete, participou na MasterClass do Professor Guy Dangain, tanto na classe de clarinete como na preparação de orquestra. Actuou nesse ano com Orquestra Clássica do Distrito de Braga, sob a direcção do maestro,
António de Sousa Baptista. No 8º grau do curso de clarinete, participou no III Curso de Clarinete, em Castelo Branco, tendo actuado em grupos de câmara e na Orquestra de Clarinetes sob a direcção dos Professores António Saiote, Carlos Alves; Rui Martins; Luís Gomes e Nuno Silva. Estreou no Auditório Adelina Caravana, a solo com a Orquestra de Câmara do Distrito de Braga o Concerto de clarinete de W.A Mozart, sob a batuta do maestro, António de Sousa Baptista.

Foi durante três anos, solista na Orquestra do Conservatório Calouste Gulbenkian, em Braga. Em 1995 foi convidado para fazer parte da Orquestra de Clarinetes " Invicta", fundada e dirigida pelo professor António Saiote. Inserido na mesma, participou na gravação dos programas televisivos “Praça da Alegria” na RTP 1, juntamente com o cantor lírico Carlos Guilherme; e no programa “Fórum Musical” da RTP 2. Nesse ano ingressa na Universidade de Aveiro em clarinete na classe do Professor Luís Silva, tendo vindo mais tarde a abandonar e a ingressar na Escola Superior de Educação do Porto na área de Educação Musical.

Em 1997, integrou, como músico efectivo, na Orquestra Clássica de Pedroso (V.N.Gaia), assumindo a função de primeiro Clarinete/ Solista, trabalhando com os Maestros, Cesário Costa, Leonardo Barros, António Saiote e António Vitorino de Almeida. Participou no primeiro Congresso do Clarinete, em Lisboa, com a participação do Professor Walter Boykens. Juntamente com a Orquestra de Câmara de Pedroso, gravou o seu primeiro CD.

Em 1998 actuou a solo com a Orquestra de Câmara de Pedroso o Concerto nº2 para clarinete de C.M. Von Webber na sala de espectáculos do Fórum da Maia sob a direcção do maestro Altino Carvalho.

Em 2007 participou através da Banda Filarmónica de Amares, num estágio com o maestro, William F. Malanbri. North Carolina, (E.U.A)

Em 2010 actuou como músico convidado no evento 1001 Músicos na sala de espectáculos do CCB em Lisboa com a Orquestra de Sopros da Academia de Música Valentim Moreira de Sá.

Desde 1995 que é docente de Educação/Formação Musical, sendo já Professor do Quadro de Nomeação Definitiva. Lecciona também em regime acumulativo na Academia de Música Valentim Moreira de Sá em Guimarães na classe de Formação Musical.

Colaborou com diversas bandas civis, nomeadamente, Banda Musical de Calvos, Banda Filarmónica dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, Banda Musical Cabeceirense, Sociedade Filarmónica Vizelense, Banda de Música de Aboim da Nóbrega, Banda Filarmónica de Felgueiras, Banda Filarmónica de Couto Dornelas, Banda Musical de Vila Verde, Banda de Golães - Fafe, Associação Musical de Freamunde, Banda Filarmónica de Amares, Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense, entre outras.

EXPERIÊNCIA COMO PROFESSOR:

Desde 1995 que é docente de Educação/Formação Musical, sendo já Professor do Quadro de Nomeação Definitiva do Ministério da Educação desde 1999 tendo já desempenhado por diversas vezes cargos como Coordenador de Grupo, Direcção Pedagógica, Conselho Pedagógico e Conselho geral.
Leccionou de 2003 a 2013 em regime acumulativo na Academia de Música Valentim Moreira de Sá em Guimarães na classe de Formação Musical.
Desde 2009 que é docente na Escola de Música da Banda Musical de Vila Verde.
Em 2007 concluí a Pós-Graduação em Administração e Gestão Educacional. Curso de Director de Escolas Publicas e Privadas)
Tem formação na área do Jazz com diversos workshops com os músicos Manuel Beleza, José Carlos Sarmento e Pedro Abrunhosa através da Escola de Música Flauta de Hamelin em Braga.

EXPERIÊNCIA COMO MAESTRO / DIRECTOR ARTÍSTICO:

Em 2008 desempenhou funções de maestro assistente com o maestro Vítor Matos em estágio, com a Orquestra do Conservatório de Música em Kaiserslautern - Alemanha.

Foi maestro da Orquestra Juvenil de Vila Verde.
Em 2011 foi convidado conjuntamente com a Banda Musical de Vila Verde por S/Excelência o Presidente da Republica, Professor Aníbal Cavaco Silva para tocar e cantar as Janeiras no Palácio de Belém.

Tem trabalhado com os mais variados e conceituados maestros e professores, quer em direcção de orquestra, banda e coro, quer em composição, através de formações contínuas, quer em seminários, destacando os maestros, António Vitorino de Almeida, Leonardo de Barros, Arnaldo Costa, Valdemar Sequeira, Afonso Alves, Altino Carvalho, Manuel Fernando Marinho, José Atalaya, Capitão Sílvio Pleno, Alexandre Fonseca, Agostinho Fonseca entre outros.

Participou em Fevereiro de 2013 na MasterClass com o maestro Francisco Navarra Lara em Huelva: “Classe Magistral de Direcção de Orquestra”
Em Fevereiro de 2014, participou no IV Curso de Direcção de Banda sob orientação do maestro Fernando Marinho em Amarante.
Participou em Maio de 2015 na MasterClass com o maestro Francisco Navarro Lara em Huelva: “Os 7 pecados que todos os maestros devem evitar”
Em Junho de 2015 participou na MasterClass com o maestro Francisco Navarra Lara através de vídeo-conferência: “Oficinas de Capacitação em Direcção de Orquestra”
Participou como jurado no 1º Concurso de Bandas do Distrito de Braga em 2014.

Estudou direcção de Orquestra e Banda com o maestro Afonso Alves no 2º Curso de Direcção de Orquestra e Banda da Foz do Douro com máximo aproveitamento.
Através do Curso de Direcção Musical da Foz Douro, trabalhou regularmente com os maestros Arnaldo Costa e Valdemar Sequeira.
Dirigiu também no âmbito do curso, a Banda Visconde de Salreu – Estarreja e a Orquestra de Sopros de apoio ao curso.
Frequentou no ano de 2016/2017 a Licenciatura em Orquestra de Sopros com o maestro Afonso Alves certificada pela Associated Board of the Royal Schools of Music – England (ABRSM)

Maestro diplomado com distinção e certificado através de exame internacional por júri Inglês pela Associated Board of the Royal Schools of Music - England (ABRSM)
Royal Academy of Music
Royal College of Music
Royal Northern College of Music
Royal Conservatoire of Scotland

Actualmente frequenta em regime de Pós-Graduação, o Curso de Direcção de Orquestra, Banda e Coro com o Maestro e compositor Afonso Alves acreditado pela Associated Board of the Royal Schools of Music - England (ABRSM)

Desempenha desde 2011 até ao presente funções de maestro e Director Artístico da Banda Musical de Vila Verde - Braga.

Telm: 967 512 023 / 911 833 840
Email: artys30@gmail.com
http://oscargoncalves-conductor.tk/
Facebook: https://www.facebook.com/maestroscar/

powered by:BandaGest