Associação Musical Atalaia - Banda Filarmónica
Associação Musical da Atalaia

A Escola de Música de Atalaia foi fundada pela família Santos em 1986, tendo a sua primeira actuação pública a dia 6 de Setembro de 1987 na Festa de Nossa. Sra. da Guia em Atalaia.
Na época, a Escola de Música de Atalaia encontrava-se inserida na Associação Desportiva e Recreativa Marítimo de Atalaia (ADRMA).
Mais tarde foi desagregada da ADRMA e, no dia 10 de Dezembro de 2007 foi legalmente criada a AMA -Associação Musical de Atalaia.

Ao longo destes anos, de entre os incontáveis serviços -procissões, arruadas e concertos, destacam-se:

Em 1998, uma viagem ao Pico (Açores), onde se realizaram vários concertos;

Em 2008, a Ama deslocou-se a Berlim (Alemanha) a convite da Orquestra de Acordeões Boli-Pop;

Em 2011, a AMA regressa à Alemanha através de um intercâmbio. Desta vez à zona da Floresta Negra - Calw, a convite da Banda Trachtenkapelle de Altburg, localidade onde se encontra uma grande comunidade portuguesa.

No mesmo ano de 2011, deu-se o início da construção da nova Sede, sendo inaugurada a 18 de Maio de 2014, onde são realizadas as aulas de aprendizagem musical à classe de aprendizes e realizados os ensaios gerais da Banda.

Atualmente, a banda é composta por cerca de 43 elementos maioritariamente jovens, com idades compreendidas entre os 10 e 60 anos, entre eles estudantes, trabalhadores e alunos de Escolas Profissionais de Música e de Conservatórios.
De momento, a banda é dirigida desde janeiro de 2014 pelo Maestro Major João Cerqueira.

A convite, as portas da Associação Musical de Atalaia encontram-se sempre abertas a todos os que queiram aprender a tocar um instrumento ou a participar na arte de fazer música.